quarta-feira, março 21, 2007

Um pouco da História do próximo adversário na Taça UEFA

espanyol
Fundado por jovens estudantes
O RCD Espanyol de Barcelona é um dos clubes mais antigos e mais importantes da Liga Espanhola. Em 1900, Angel Rodríguez, fundou o Sociedad Española de Futbol, um clube dos estudantes universitários encorajados a praticar um novo desporto recentemente importado de Inglaterra: futebol. Designou-o de Sociedad Española de Futbol para o diferenciar de outros clubes de Barcelona, dominados por jogadores estrangeiros. Mais tarde o nome do clube sofre uma pequena mudança. Passou-se a designar Real Club Deportivo Espanyol em 1912, quando o rei Alfonso XIII atribuiu o título “real” ao emblema do clube.

As cores azul e branco
Em 1910, o RCD Espanyol escolheu o azul e o branco como as cores que passariam a adornar os seus equipamentos. Reza a História que a escolha desta combinação de cores, teve como inspiração o escudo do almirante catalão, Roger de Lluria, que na Idade Média navegou pelo Mediterrâneo, protegendo os interesses da Catalunha.

Quatro taças: 1929, 1940, 2000 e 2006
Em 1901, o RCD Espanyol ganhou o Campeonato da Macaya. Mais tarde em 1929, a equipa ganhou pela primeira vez a Taça de Espanha, título que viria a repetir novamente em 1940, em 2000 durante a comemoração do seu centenário e em 2006. Em 1988, o clube era o detentor da Taça UEFA.

Grandes Jogadores
Durante mais de 100 anos, o Espanyol teve jogadores conhecidos em torno do Mundo. O primeiro ídolo azul e branco foi certamente o grande guarda-redes Ricardo Zamora. Após ele, outros apareceram, tais como o internacional Alfredo di Stefano, Kubala, N' Kono…

Estádios
O RCD Espanyol de Barcelona começou a jogar num campo perto da Sagrada Família. Desde 1923 e até o fim da época 1996-97, o clube mudou-se para Sarrià. De então a agora, o Espanyol actua no Estádio Olimpico que continuará a ser a sua casa até terminar a construção do novo estádio do clube em Cornellá.

Documento, traduzido e adaptado, retirado do site: http://www.rcdespanyol.com/

A acrescentar ainda que esta época o Espanhol é o actual 10º classificado da Liga Espanhola.
|

Subscrever
Mensagens [Atom]